Quando o assunto é bem-estar físico e mental, se exercitar é uma das melhores alternativas – afinal, praticar atividades que movimentam o corpo tem um impacto muito positivo na nossa saúde. Entretanto, quando fazemos exercício suamos e você já deve ter percebido que o suor danifica o cabelo, já que o sal contido nele provoca ressecamento e danos aos fios, tornando-os oleosos. Por isso, saber como cuidar do cabelo em contato com a transpiração é indispensável para manter a boa aparência.
Com esse problema à vista, é intuitivo pensar que a solução seja lavar os cabelos em casa todos os dias, mas isso pode não ser uma boa ideia. Essa prática pode ressecar o couro cabeludo, retirar a oleosidade natural dos fios e acelerar a queda. Então, afinal, qual é o jeito mais adequado de manter o equilíbrio entre boa aparência e saúde do cabelo e treino regular?
A boa notícia é que, com algumas medidas simples para proteger o cabelo do suor pré e pós-treino, é possível manter aquele cabelão de comercial de shampoo com mais facilidade. Quer saber mais? Confira as nossas dicas a seguir!
Cuidados capilares pré-treino para proteger o cabelo do suor
Antes de contarmos nossas 4 dicas de como cuidar do cabelo pós-treino, temos uma notícia: uma rotina de cuidados pré-treino pode fazer toda a diferença para manter o cabelo saudável e minimizar os efeitos do suor. Veja algumas sugestões abaixo.
Use shampoo a seco
Uma hora antes do treino, aplicar shampoo a seco é uma dica eficiente para segurar a oleosidade e evitar o acúmulo de sujeira nos fios. Basta borrifar um pouco e massagear bem o couro cabeludo com os dedos.
Estilize de maneira adequada
Encontrar um penteado que funcione para o tipo de atividade física que você vai realizar não só pode deixar o visual mais estiloso, como também proteger o cabelo do contato com o suor. Alguns acessórios, como faixas de cabelo, grampos e elásticos, são eficientes para manter o cabelo longe do rosto e proteger os fios da umidade, evitando danos posteriores.
Para exercícios de alongamento, a dica é optar por um coque solto. Já em atividades aeróbicas, escolha uma opção mais presa e firme, como um rabo de cavalo.
Cuidar do cabelo pós-treino: 4 dicas para todos os tipos de fios
Depois de pensar nos cuidados pré-treino, é hora de conhecer algumas formas eficientes de manter os fios saudáveis após a prática de atividades físicas. A boa notícia é que essas 4 dicas de cuidados funcionam para cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos.
1. Deixe secar ao ar livre
Depois de uma sessão de treino, caso opte por não lavar o cabelo, a primeira coisa que você deve fazer é soltá-lo e deixá-lo secar naturalmente. Isto evita quebras, amassados e torções no pós-treino. Portanto, nada de secador quando as madeixas estiverem suadas e oleosas.
2. Lave com produtos adequados
Após o treino, nos dias em que for lavar o cabelo em casa, opte por um shampoo livre de parabenos, sulfatos e petrolatos, substâncias que podem causar dano e ressecamento aos fios. O shampoo em barra é uma excelente alternativa. Depois de lavar, use um condicionador e mantenha-o no cabelo por 3 a 5 minutos. Por fim, enxágue.
3. Opte por água fria ou morna
Durante a lavagem do cabelo após o treino, a temperatura da água não deve ser muito quente, para não danificar os fios. Por isso, escolha água fria ou morna.
4. Use sérum capilar
Após o banho, adicione um pouco de sérum capilar nas extremidades, a fim de restaurar o brilho, reduzir o frizz e evitar pontas duplas.
Esperamos que essas dicas de como cuidar do cabelo pré e pós-treino ajudem você a manter seus fios lindos e sedosos. Aliás, se quiser ainda mais dicas de cuidados, montar o seu cronograma capilar pode fazer toda a diferença.