Look do dia é coisa do passado? Conheça o “arrume-se comigo”

Foi-se o tempo em que fotos ostentação de produções caríssimas vestidas por mulheres de rostos parecidos em poses parecidas e realidades parecidas dominavam as redes sociais. Quer dizer, cada um faz o que quer com o próprio feed e escolhe seguir quem quer, óbvio. Eu, por exemplo, escolho há anos seguir quem transmite verdade, criatividade, emoção – e valores éticos e estéticos condizentes com o que acredito.

E quando você escolhe esse caminho, amigue, um portal de inspirações se abre e a internet passa a ser um lugar de ebulição e referências mil, capazes de despertar seu melhor – que pode (deve?) ser completamente diferente do melhor do outro. Olha, preciso dizer que estou amando escrever este texto que vai na contramão do que costumamos ler sobre a toxicidade da vida online, aquela questão de ser apenas um recorte da vida que as pessoas escolhem mostrar.

 

Arrume-se comigo

Ok, ok, tem isso, é mesmo um recorte. Mas quem costuma passear pela rede vizinha (te adoro, TikTok, entenda) sabe que tais recortes têm ficado cada vez mais fiéis à realidade de quem os mostra. Sai o look do dia impecável (até porque nada mais cafona e não sustentável do que usar um look por dia, né?), entram as produções repetidas, meio malucas, que se transformam com acessórios, que refletem personalidades distintas em momentos distintos.

Se você não está familiarizado com o conceito, “Arrume-se comigo”ou “Get ready with me”, esse é um tipo de vídeo sucesso no TikTok em que influenciadores de várias idades e estilos mostram a construção de um look passo a passo, explicando o que cada peça significa naquele contexto (por exemplo, um colar para trazer brilho para o rosto ou um tênis para quebrar a formalidade da produção). Dá para passar horas buscando referências por ali.

 

Uma questão de refs

Já contei em outro texto aqui que pouquíssimas são as pessoas estilosas que simplesmente tiram da cartola suas produções. Além de personalidade, estilo também é questão de pesquisa e estudo. Acionar o botão “salvar” das redes é um dos recursos a que recorro sempre. Para compor os looks que ilustram este texto, por exemplo, optei por usar bases neutras de jeans e top e mostrar que acessórios, exagerados, atemporais, divertidos, são capazes de mudar tudo. Aprendi isso com as melhores – influencers de moda que, de fato, entendem do rolê – algumas das quais assinam colunas aqui para o Blog da Renner e sempre me ensinam muito.

 

Vivendo e aprendendo

Com a consultora de estilo Andreza Ramos, que traz um conteúdo super didático nas redes, aprendi sobre proporções, materiais e formas inusitadas de misturá-los. Nannoca me dá mil ideias de como deixar um look despojado, cool mesmo. Pam Barja arrasa quando se trata de curadoria – a seleção dela de peças da Renner é sempre altamente inspiradora. Isso, só para ficar em exemplos de quem trabalha aqui pertinho. Mas tem muito mais gente incrível, estilosa e legal na internet. Basta escolher ir além do look do dia. Vamos?