Entra ano, sai ano, e um tecido que parece sempre estar na moda é o tweed – especialmente quando o assunto é misturar elegância, conforto e durabilidade num só material. Na real, a história dele é acompanhada de muitos momentos de holofotes ao longo dos séculos.
[H2] Breve história do tweed
Originalmente chamado de “twill”, ele foi criado na Escócia, no século XVIII, e era vestido por agricultores. Nos anos 1920, a moda francesa deixou sua marca registrada com o uso e o abuso do tecido em suas coleções luxuosas, que caíram nas graças da alta sociedade. Nos anos 1980, o casaco tweed virou aquela peça símbolo da família real britânica, que serviu vários looks que influenciaram as tendências da época.
[H2] O que é tweed?
Originalmente feito de lã (e atualmente encontrado em diferentes fibras), o tweed é um tecido projetado especialmente para ser resistente às condições climáticas. Geralmente, tem uma textura macia e conta com três padrões principais de tecelagem: tafetá, sarja ou espinha de peixe – cada uma com uma textura diferente.
Embora a disponibilidade de peças seja muito diversa hoje em dia, com uma cartela cada vez mais colorida, as mais comuns são casaco, calça, jaqueta, blazer e saia tweed em tons neutros. Também é muito usado em uniformes militares, já que fornece uma cobertura aquecida e durável.
[H2] Como usar tweed de um jeito moderno
O que diferencia a trend do tweed de hoje daquela que vimos ao longo da história é a versatilidade. Se, antes, o tecido era associado a looks sofisticados de inverno, atualmente é possível criar uma variedade de composições bem diferentes, que vão do despojado ao elegante, inclusive para o período de primavera-verão.
A seguir, explicamos tudo sobre o tweed e listamos 3 composições diferentes para você apostar e incorporar ao seu guarda-roupa. Vem com a gente!