Dia Mundial da Água: conheça as iniciativas responsáveis da Renner

Não existe vida sem água, um recurso finito, que precisa ser preservado e usado com consciência. Daí a importância do Dia Mundial da Água. Além de preservar os rios, lagos e oceanos, devemos repensar os nossos hábitos de consumo para reduzir os impactos ambientais. Por isso, neste dia, explicamos a origem da data e listamos algumas das iniciativas Renner que fazem a diferença para o meio ambiente. Vem ver!

Quando foi criado o Dia Mundial da Água?

Primeiro, vamos entender como surgiu o Dia Mundial da Água? A data foi criada pela ONU em 22 de março de 1993, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da água e incentivar sua conservação e seu uso sustentável. 

Qual a importância do Dia Mundial da Água?

E qual o objetivo do Dia Mundial da Água? Ele serve para lembrar que ela é um recurso precioso e fundamental para a vida e o desenvolvimento humano, e que devemos cuidar para garantir um futuro melhor para todos. Por isso, falar sobre o Dia Mundial da Água também significa propor alternativas responsáveis para o seu uso, o que é essencial  para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Ok, mas o que o Dia Mundial da Água tem a ver com a moda?

O uso sustentável da água tem tudo a ver com a indústria da moda, sabia? Afinal, a produção de roupas pode ser bastante “sedenta”. Para fabricar uma camiseta básica de algodão, por exemplo, são necessários cerca de 2.700 litros de água. É como se você gastasse a água de um chuveiro de 15 minutos para cada camiseta que você veste. Impressionante, né?

Por isso, além de falar sobre o Dia Mundial da Água, os consumidores começaram a se conscientizar sobre a importância do seu uso responsável. Assim, processos de produção mais eficientes, que reduzem o seu consumo, se tornaram uma realidade. Além disso, técnicas como o upcycling surgiram como uma alternativa sustentável, já que aumentar a vida útil de uma peça significa reduzir os recursos necessários para produzir uma nova. 

Iniciativas Renner para o  consumo de água responsável

Na Renner, buscamos reduzir os impactos ambientais a partir de uma operação ecoeficiente e da oferta de produtos e serviços responsáveis. Para isso, trabalhamos pelo desenvolvimento e evolução da cadeia de produção para modelos mais sustentáveis, desde a matéria-prima, passando por processos e incluindo o ciclo de vida dos produtos e serviços. 

A seguir, conheça algumas das nossas iniciativas que estão fazendo a diferença para o planeta.

Fornecedores e materiais certificados

Desenvolvemos uma metodologia própria e certificada capaz de medir o consumo de água e promover a instalação de hidrômetros para o controle desse consumo nos fornecedores de revenda. 100% de nossos jeans possuem algum atributo de sustentabilidade. O baixo consumo de água em boa parte das peças se une a outros, como o uso de algodão responsável, por exemplo. 

Em 2021, alcançamos 100% de fornecedores certificados da cadeia do jeans para reportar os dados de consumo de água de cada peça. Do total de produtos jeans entregues às Lojas Renner S.A, 52% são classificados como de baixo consumo de água nas etapas de confecção e acabamento, poupando pelo menos 300 milhões de litros de água.

Lojas circulares

Nas lojas circulares Renner também contamos com automação, dispositivos hidro economizadores, torneiras e bacias sanitárias de baixo fluxo, medidas para prevenção e detecção de vazamentos, o que resulta na redução do consumo de água. 

No Rio de Janeiro, na loja de Jacarepaguá , por exemplo, alcançamos a marca de 58,1% a menos de água consumida, enquanto na loja RioSul economizamos 424 mil litros anualmente.

Captação e reutilização de água 

Nos centros de distribuição, temos um projeto de captação de água da chuva e outro projeto de reutilização da coleta tratada, que são usados nos banheiros para a descarga dos sanitários.

Agora que você conheceu mais sobre o Dia Mundial da Água e a importância deste recurso para a humanidade, vale a pena pensar em hábitos mais responsáveis, né? Confira estas sugestões de 3 looks para um consumo mais consciente.