Brunch: um encontro delicioso para socializar e comer

brunch

Já aconteceu com você de acordar no fim de semana quando o relógio parece brincar com seu apetite? É tarde demais para o café da manhã, mas cedo para o almoço. São nesses momentos que o brunch surge como uma ótima opção.

Ele é uma tradição que combina comida e socialização e tem ganhado o coração, e o estômago, dos brasileiros. 

Então, se você gostou da ideia de tomar brunch e quer entender mais sobre essa refeição, separe os seus talheres e venha com a gente!

O que é brunch?

O brunch é uma palavra da língua inglesa que mistura os termos breakfast (café da manhã) e lunch (almoço). 

É uma invenção da Inglaterra, que ficou mais popular nos Estados Unidos nos anos 1930 e hoje ganhou o mundo.

A hora ideal para saborear um brunch é flexível, mas geralmente acontece entre as 10h e 14h. Essa faixa de horário permite mesclar pratos de café da manhã e almoço, incluindo bebidas alcoólicas, como a tradicional mimosa.

Ah, lembre-se de que não existem regras absolutas quando se trata de brunch. Então, se sinta livre para adaptá-lo ao seu próprio cronograma e às suas preferências! O importante é saborear uma refeição deliciosa.

Qual é a diferença entre brunch e café da manhã?

Além do horário em que acontecem, a diferença entre brunch e café da manhã está, principalmente, nos 3 pontos que listamos a seguir.

Variedade de pratos

Primeiro, o brunch costuma vir acompanhado de uma ampla variedade de pratos, que incluem opções tanto do café da manhã, como torradas, ovos e bacon, quanto do almoço, com saladas e variedade de queijos

Socialização

Além do cardápio de comidas, o brunch, na maioria das vezes, destaca-se como um evento social, em que as pessoas se reúnem para se conectar e matar a saudade. É por essa razão que o brunch costuma acontecer em sábados, domingos e feriados.

Cardápio de bebidas 

Outro ponto que distingue as duas refeições está relacionado às bebidas mais comuns. Enquanto o café da manhã tradicional costuma ser tomado com café, chás ou sucos, o brunch é conhecido por vir acompanhado de uma seleção de drinks e coquetéis (alcoólicos ou não), que são mais comuns nos almoços.

Por que vale a pena participar de um brunch

Agora que passamos pelas principais diferenças entre o brunch e o café da manhã, confira por que motivo vale a pena confirmar sua presença em um brunch ou mesmo organizar um.

Explore novos pratos e bebidas

O brunch é uma oportunidade de experimentar uma diversidade de pratos e bebidas menos comuns. Em vez de se limitar aos tradicionais pão francês com café, que tal explorar novos sabores e combinações de ingredientes? 

Sair da rotina e provar diferentes receitas de café, por exemplo, pode tornar seu brunch ainda mais memorável. O céu é o limite quando o assunto é criar a refeição ideal! 

Socialize com pessoas queridas

Não há nada como compartilhar histórias, risadas e lembranças especiais com pessoas queridas enquanto saboreia aquela refeição deliciosa, não é mesmo? O brunch é uma oportunidade única de se conectar com as pessoas que você ama.

Relaxe e aproveite

Ao contrário do fast-food, que tem o propósito de economizar tempo, o brunch é uma refeição feita para ser apreciada com calma. Então tente encarar a refeição como um ritual de autocuidado e aproveite o clima descontraído e relaxado para se desconectar do estresse do dia a dia.

Aprecie o ambiente

Por falar em bem-estar, a escolha do local para o seu brunch faz toda a diferença! Opte por um lugar com um ambiente acolhedor e convidativo, que complemente a sua experiência. 

Mesmo que ir a restaurantes com vistas para paisagens agradáveis seja uma escolha comum entre os amantes do brunch, você também pode fazer a sua refeição no quintal ou na varanda de casa, por exemplo.

3 receitas de brunch para sair da rotina

Pensou que a gente se esqueceria de dar algumas dicas de receitas deliciosas para fazer um brunch com as amigas? Dê uma olhada nas 3 opções do nosso cardápio!

1. Avocado toast com ovos pochê 

Em uma fatia de pão integral, espalhe bem um abacate maduro amassado. Complete o prato com ovos pochê e algumas fatias de tomate-cereja fresco, para dar um toque de acidez. Tempere com uma pitada de sal, pimenta-do-reino e um fio de azeite de oliva para realçar os sabores. 

Como acompanhamento, sirva uma mimosa de frutas cítricas sem álcool, que mistura suco de laranja e cranberry, para um toque cítrico adicional.

brunch: avocado toast com ovos pochê

2. Panquecas de banana e nozes

Prepare panquecas fofas com pedaços de banana e nozes picadas. Despeje um pouco de mel por cima para realçar o sabor. 

Para complementar, um smoothie de frutas tropicais é uma ótima escolha. É só bater no mixer manga, abacaxi e kiwi com iogurte natural e suco de laranja bem gelados.

brunch: Panquecas de banana e nozes

3. Omelete de espinafre e queijo 

Outra opção perfeita e equilibrada para o brunch é uma omelete leve e saudável. Prepare-a com espinafre fresco e um queijo de sua escolha. Tempere com ervas aromáticas, como cebolinha ou salsa, para dar um sabor extra. 

Como acompanhamento, experimente um virgin mary, uma versão não alcoólica do bloody mary. Combine suco de tomate, suco de limão, molho de pimenta e temperos a gosto. Sirva com uma azeitona e uma fatia de limão para um toque final.

Como você viu, o brunch é uma tradição que une a arte da comida e da socialização para criar sabores únicos e deliciosos. E por falar em sabor, aproveite para conferir 6 receitas nada óbvias de chá gelado e suco!

brunch: omelete de espinafre e queijo