Como descobrir meu estilo? Cristal Muniz responde

Em tantos anos na internet criando conteúdo, acho que nunca falei do meu estilo, apesar de já ter falado bastante sobre como construir um guarda-roupas mais sustentável. Meu estilo reflete quem eu sou e quem eu quero ser (que é o que eu acho que todo mundo deveria buscar!): uma pessoa confiante, independente, moderna e divertida. Mas tem também referências de coisas que já fui ou ainda sou, como ser designer gráfica, estar terminando a faculdade de nutrição, trabalhar e pensar sustentabilidade no meu dia-a-di a há quase dez anos, ser rockeira…

As características pessoais são um ponto de partida, mas há também valores inegociáveis  quando eu penso em construir looks. Vou dividi-los com vocês aqui:

Conforto

Para mim, conforto é o mais importante. Não uso nada que aperte, seja desconfortável, coce etc. Por isso, costumo preferir roupas de tecidos naturais como algodão, liocel e viscose. Esses tecidos, além de serem menos quentes, respiram melhor e costumam ter toque macio. Também roupas da Renner que tem o Selo Re.

Para ter peças soltinhas e que não apertam, também compro roupas com um número maior de propósito, especialmente quando a modelagem é mais justinha. Sempre provando, claro, Roupas com modelagem oversized, que é quando elas são feitas para parecer maiores mas foram feitas pro seu tamanho, como essa camisa listrada rosa, também são sempre peças que fico de olho. A diferença de uma peça maior mesmo e uma oversized fica em detalhes, como a costura do ombro que na oversized fica certinha. Isso dá pra essas peças uma carinha mais arrumada, mesmo soltinha.

Modelagens soltinhas formam basicamente todo meu guarda-roupas, especialmente nas calças. Repare nas fotos que a perna delas é mais aberta, isso faz com que não aperte ao longo do dia. Ah, e eu adoro espiar a seção masculina para camisas e casacos porque gosto bastante dos cortes mais retos e da modelagem que costuma ser mais afastada do corpo.

 

 

Detalhes coloridos

Normalmente, a base das roupas que escolho tem uma paleta de cores mais básica e neutra com cores como preto, branco, azul claro, jeans e verde. Gosto de colocar cor em detalhes como sapatos, brincos e bolsas, principalmente. Mas, vez ou outra, uso uma peça mais colorida que tenha alguma estampa como essa camisa listrada rosa.

Deixar o colorido nos detalhes permite que as roupas sejam usadas em mais ocasiões, já que elas são mais “neutras”. Os brincos podem deixar o look mais sério ou mais divertido.

A regra dos três

Já citei essa “regra” que tenho  ela é bem simples: toda vez que penso em adicionar uma peça ao meu armário, monto três looks bem diferentes entre si com coisas que eu já tenho. Dessa forma, eu garanto que vou, de fato, usar aquela saia, calça ou blusa e não vou esquecer ela no fundo do armário. Garantir que vou usar as peças faz parte do lema de usar tudo o que tenho.

Pesquisar, ter referências e testar muito sem medo de errar

Por último, não tem como construir estilo e referências sem pesquisar. Uso muito o Pinterest e, quando quero testar alguma ideia de look novo, levo essas referências para provar looks. A Renner é um lugar ótimo pra isso porque tem todos os estilos, dando opções quase infinitas de testes e combinações. Tem roupas mais formais, roupas mais divertidas, roupas neutras, tem todos os estilos . Essa também é uma estratégia que pensa sustentabilidade porque você pode levar uma peça que está parada no guarda-roupa para provar com novas na loja.

Preste atenção ao porquê aquele look te pareceu tão legal. São as cores? As diferenças de texturas? É o sapato que deu um toque especial? São as proporções entre as peças? Conforme fui observando melhor esses detalhes, comecei a achar mais fácil ir atrás de peças que me entregassem as mesmas coisas.

Se eu fosse dar uma fórmula de como me visto, seria: muitas camisas, calças soltinhas, saias e calças em comprimento midi, estampas e detalhes normalmente nas peças de baixo, brincos coloridos – e sempre de tênis.

Ajudou a pensar aí soluções para o seu guarda-roupa? Se você quiser conversar mais, chega mais comigo lá no instagram @cristalmuniz e me manda uma mensagem! 🙂