Moda responsável: o cuidado da Renner em criar uma coleção feita com algodão agroecológico

Look com algodão agroecológico

Se você consome conteúdo de moda, já deve ter ouvido falar em roupas mais sustentáveis, que prezam por escolhas com menos impacto no meio ambiente, certo? E o algodão agroecológico, conhece? Ele é uma matéria-prima que carrega uma história linda de cuidado e transformação, tanto social quanto ambiental.

Como uma empresa comprometida com a moda responsável, a Renner não apenas segue as tendências do segmento, e vai além. Nossa mais recente coleção de algodão agroecológico é uma demonstração do nosso compromisso com a sustentabilidade.

Neste artigo, a gente convida você a entender como o algodão agroecológico pode fazer a diferença para uma moda responsável.

O que é o algodão agroecológico?

Regata com algodão agroecológico

O algodão agroecológico é uma matéria-prima mais sustentável e livre de agrotóxicos, seu plantio envolve a técnica de consórcios alimentares ou rotação de cultura — que permite manter os nutrientes do solo.

Sua produção ainda está alinhada a boas práticas ambientais, pois o algodão agroecológico é irrigado com água da chuva e incentiva a agricultura familiar, gerando mais renda e segurança alimentar a pequenas comunidades brasileiras.

Todo esse cuidado afirma o compromisso da Renner de trabalhar a favor de uma moda responsável, como no caso do Re Jeans, que utiliza baixo consumo de água, resíduos de jeans ou algodão mais sustentável na sua produção. Além, é claro, do movimento #SomosRe, que traz visibilidade às nossas ações e iniciativas que promovem escolha de produtos cada vez mais sustentáveis.

LEIA MAIS:

Arrume-se comigo mais sustentável: conheça o Selo Re
Dia Mundial do Jeans: descubra como o Re Jeans faz parte de uma moda responsável
Moda responsável: 5 matérias-primas da Renner que fazem a diferença

Como o algodão agroecológico traz impactos positivos ao meio ambiente

Look com algodão agroecológico

A gente tem muito orgulho em trazer uma coleção feita com algodão agroecológico porque são peças 100% alinhadas aos nossos compromissos com uma moda mais sustentável.
A seguir, listamos algumas razões pelas quais o uso do algodão agroecológico é tão importante para o planeta.

Cultivo cuidadoso

look algodão agroecológico

Como já dissemos, o algodão agroecológico é livre de agrotóxicos e parte do seu plantio é feito na região do semiárido do Brasil. Sua irrigação é feita 100% a partir da água da chuva, tendo um uso mais eficiente e sem desperdício desse recurso tão rico à nossa vida.

Já em relação à técnica de consórcios alimentares ou rotação de cultura, ela faz toda a diferença porque cuida do solo mesclando cultivos para renovar e manter os nutrientes da terra, sem desgaste.

Outra vantagem está relacionada às comunidades onde o algodão é cultivado, já que envolve a agricultura familiar, gerando renda e segurança alimentar. Legal, né?
Todo esse impacto positivo tem origem no programa do algodão agroecológico do Instituto Lojas Renner.

Emissão de carbono reduzida

O algodão agroecológico se destaca pela redução do carbono emitido. Estudos da Textile Exchange mostram que a agricultura orgânica emite cerca de 18% menos gases do efeito estufa (GEE) a nível global, principalmente devido à ausência de fertilizantes sintéticos.

O melhor de tudo: o algodão agroecológico utilizado em nossa coleção dá um passo adiante, pois seu cultivo manual, sem o uso de tratores e equipamentos movidos a derivados de petróleo, resulta em uma pegada de carbono ainda menor.

Parceiros comprometidos

Outro ponto de destaque é que os nossos parceiros de confecção, ou seja, as empresas que transformam o algodão agroecológico em peças de roupa Renner, não são apenas escolhidos por sua qualidade, mas também são comprometidos com a sustentabilidade. Esses parceiros fazem parte de nosso programa de desenvolvimento de fornecedores e possuem certificação socioambiental.

Inovações têxteis

O uso do algodão agroecológico não se resume ao seu impacto positivo para o planeta; ele também promove inovações em tecnologia têxtil. Desde o desenvolvimento de novas bases de tecido de algodão até a inclusão da sarja, ela expande as possibilidades de produtos feitos com essa matéria-prima mais sustentável, conectando diferentes elos da cadeia da moda.

Empreendedorismo que empodera

Os resultados dos nossos compromissos já são visíveis. O projeto de algodão agroecológico, do Instituto Lojas Renner, impactou positivamente 82 famílias no Ceará e 98 famílias na Paraíba, regiões de onde o algodão da nossa coleção tem origem. Esse algodão é incorporado em peças de moda responsável, contribuindo para a redução de impactos ambientais.

Viu só como nossas escolhas podem impactar o planeta para o bem? Conte com a Renner nessa missão.

Não esquece: ao escolher roupas mais sustentáveis, você faz uma declaração de amor à moda e abraça um estilo de vida que respeita o meio ambiente. Falando nisso, aproveite para explorar alguns looks de moda responsável com o Selo Re para criar combinações estilosas e sustentáveis!