Ser cada vez mais você: eis a maior tendência de moda de 2024

O que esperar da moda e da sustentabilidade em 2024?  Eu, que acompanho o Tiktok e amo o conteúdo da Gen Z, posso dizer que a principal tendência do ano tem a ver com identidade e a buscar de ser único. Há diversas formas pelas quais isso pode aparecer na moda ou ela ser uma aliada, mas aqui eu destaquei três. Vamos a elas?

Sustentabilidade tem que estar em tudo

Cada vez mais fica claro para mim que a sustentabilidade é um valor que a gente busca em tudo o que faz: comprando roupas, comendo, escolhendo os cosméticos para a rotina de skincare e por aí vai. Ou seja: não tem como pensar em tendências que não abarquem valores da sustentabilidade como buscar reduzir o impacto na hora da produção, melhorar práticas de manuseio, incentivar usos mais sustentáveis e aprimorar o descarte e reutilização pós-consumo.

Quando falo disso tudo é porque eu percebo que para maioria das pessoas importa cada vez mais as marcas terem alguns valores sobre sustentabilidade. Para quem consome moda, principalmente: a marca ser transparente, honesta e pensar de forma holística e mais sustentável.

Um jeito que faço pra aplicar isso nas minhas escolhas é buscando detalhes extra de informação sobre os produtos. Prefiro sempre tecidos naturais ao invés dos sintéticos, por exemplo. Isso a gente encontra na etiqueta da peça, mas no caso da Renner há também o Selo Re, que identifica as peças que contem algum atributo de sustentabilidade.

Roupas usadas de jeitos inesperados

Quem traz bastante dessa tendência é a Gen Z no jeito que se veste e como escolhe as combinações. Sapatos mais esportivos usados com conjunto de calça social e blazer, por exemplo. Colocar um moletom com capuz embaixo de um blazer e arrematar com um boné. Essa mistura de propostas deixa o look mais ousado e divertido.

Aqui eu gosto bastante de aproveitar vestidos para usar com blusa por cima e fazer ele virar uma “saia”. Ou, usando com uma calça ou short, fazendo virar uma blusa. Gosto muito de usar camisa social oversized, bem grandona, como essa da foto, para finalizar e quebrar um pouco a expectativa do look.

Como eu sou fã de peças soltinhas e bem confortáveis, aproveito as inspirações dos jovens que usam camisetão e camisa grandona sempre que posso. Mas, como gosto de uma impressão mais arrumadinha, sempre misturo com outra peça com tecido mais estruturado ou um corte mais social ou formal. O contraste deixa o look moderno e aí consigo unir conforto e formalidade.

Essa tendência também tem a ver com sustentabilidade, uma vez que a gente aumenta as possibilidades de usos das peças, aumentando assim sua “vida útil”.

Repetir mais as roupas

Tenho uma regra há muito tempo para adicionar qualquer peça ao meu guarda-roupa: a “regra dos 3 looks”. Essa regra consiste basicamente em só adicionar peças no meu guarda-roupa se eu puder montar 3 looks inteirinhos e bem diferentes com coisas que já tenha. Dessa maneira, adiciono peças que vão mesmo ser usadas, vou conseguir repetir muito e usar de muitas maneiras.

Repetir as roupas já é tendência tem um tempo, mas apostaria que mostrar isso acontecendo e falar disso vai aparecer mais esse ano, viu? Bom, por hoje era isso! Se você tiver insights e quiser compartilhar comigo, me manda uma DM lá no instagram @cristalmuniz? Vou adorar conversar sobre!