Começo dizendo que é um grande desafio falar de moda e sustentabilidade, uma vez que esse mercado está entre os cinco mais poluentes do mundo. Mas, justamente por isso, as marcas precisam olhar com seriedade para mudanças sistêmicas em suas estruturas e modos de produção. E como por aqui vou falar principalmente dessa pauta, acho importante contar que recentemente a Renner deu início ao movimento Somos Re em todas as lojas e canais online da marca. Ação importante para deixar claro o real sentido de moda responsável e refletir sobre as iniciativas em que o segmento pode se apoiar.
Sendo bem direta e compartilhando a minha própria definição, moda responsável é aquela que respeita o meio ambiente e a sociedade, valorizando pessoas envolvidas no processo e incentivando o consumo consciente. Mas é importante destacar que uma marca verdadeiramente responsável é aquela que se preocupa não com um, mas com vários pontos de sua cadeia, tanto na questão ambiental quanto na social.
Mas, na prática, como uma marca de moda pode se tornar mais sustentável?
De várias maneiras. Por exemplo, o produto comercializado pela marca pode ser feito a partir de materiais mais sustentáveis, que vão desde tecidos biodegradáveis como o linho, algodão, lã à fibras manufaturadas a partir da celulose das árvores, como a viscose e liocel, que embora sejam obtidas por meio de processos artificiais, também voltam para a natureza depois de descartadas. A peça pode também ser feita a partir de tecidos que já existem com a técnica do upcycling.
Outra responsabilidade por parte das marcas é diminuir o uso de água durante a produção. Sabia que uma única calça jeans pode gastar até 9.500 litros de água durante sua vida útil? E isso inclui etapas como o plantio do algodão, o tingimento até litros gastos pela máquina de lavar. Hoje, graças à tecnologia e disponibilidade de pesquisa por parte da indústria, já é possível produzir uma única calça jeans usando pouco ou quase nada de água.
Um exemplo disso é o Re Jeans desenvolvido pela Renner, feita com algodão responsável, baixo consumo de água e até mesmo peças feitas a partir de sobras de tecido que foram desfibradas e transformadas em novas. Além disso, a Renner desenvolveu uma metodologia própria para a medição da Pegada Hídrica nas etapas de lavanderia e acabamento de seus produtos em jeans.