Guia de Moda Circular com Cristal Muniz

O que é moda circular? Neste post, eu e a Renner vamos te explicar isso. Circularidade é um termo que talvez você já tenha ouvido falar quando a gente fala também sobre sustentabilidade — eu mesma já usei por aqui, porque é um jeito de pensar produtos de uma maneira menos impactante.

Diferente de um processo linear, onde o produto é produzido, consumido e descartado, na economia circular, o produto é produzido de uma forma que pense também nas etapas de produção, uso e descarte, gerando menos impacto.

Então, o ciclo fica circular mesmo: 1) produção que pensa design circular e logística reversa, 2) consumo que repara e reutiliza, 3) descarte que restaura e regenera para voltar para a produção, sem ponto final.

Renner e seu Guia de Moda Circular

A Renner acaba de lançar o Guia de Moda Circular, um documento feito para os designers e parceiros da marca e que faz parte do compromisso público com uma moda mais sustentável.

Esse documento tem todas as informações que mostram os caminhos para criar uma roupa mais sustentável, considerando os aspectos do processo produtivo que citei no começo do texto.

Um dos tópicos do guia é justamente explicando essa parte sobre o que é economia circular, que acabei resumindo. Mas também tem outras partes que explicam mais sobre os materiais e estratégias de design para as peças. Bora saber?

Materiais e processos na economia circular

As matérias-primas usados nas roupas vão, com toda certeza, ser grande parte do impacto desses produtos. O guia traz três caminhos para pensar materiais de forma mais sustentável:

  • materiais que tenham um impacto socioambiental menor;
  • materiais para a durabilidade;
  • materiais para a reciclabilidade.

Dessa forma, a gente tá pensando em peças que geram menos impacto ambiental, usando menos água, por exemplo. Mas sem esquecer que aquela peça precisa durar mais e, quando não for mais usada, pode voltar à etapa de produção sendo reciclada ou reaproveitada.

Além disso, o guia traz uma lista de características desejáveis em materiais para moda circular, opções de fibras de menor impacto e as certificações que representam esses valores (muito legal saber o que elas consideram nas suas avaliações).

Estratégias de design na moda circular

 Eu sou suspeita, afinal, sou designer de formação, então, essa é a parte que acho mais divertida de pensar sustentabilidade nas roupas.

O Guia de Circularidade da Moda da Renner traz alguns caminhos para pensar o design das peças na moda circular e é para todos que têm interesse no tema de moda e sustentabilidade.

Um deles é a modelagem que gera menor descarte — quando você vai cortar a peça do tecido, o desenho da modelagem pode ser adaptado para gerar menos sobrinhas entre as peças que vão montar a roupa, sabe?.

Outra opção é ressignificar materiais ociosos, como peças inteiras, pequenos acessórios, embalagens e botá-los para jogo no processo produtivo de novas peças. Tem também o upcycling, que é um jeito de criar peças novas a partir de peças que já existem, sem que haja uma mudança química no material. Como abrir uma calça e usar aquele tecido para outro tipo de peça, como uma camisa ou saia

Nessa parte de design, eu amei o cuidado com as pessoas para pensar roupas que considerem a diversidade de corpos, seja em comprimentos ou outras estratégias — você vai ter que ler o guia pra saber!

Agora, uma coisa que eu gosto de verdade é do jeito como a Renner pensa na sustentabilidade. Dá pra ver isso no guia: a marca está sempre ligada a outras questões além das ambientais: sociais e econômicas. Porque, a sustentabilidade é um grande guarda-chuva, com várias iniciativas conectadas.

Se você quer saber mais sobre moda circular, aproveite que esse é o momento! Quer um spoiler sobre o Guia da Renner? Lá vai: tem um monte de referências para estudar e aprender mais ainda sobre o tema. Para quem gosta de moda e cuidado com o planeta, é um prato cheio!

Então, nada de perder tempo e vem acessar o guia, ele foi feito com todo o carinho!