Roupas com paleta de cores tranquilas: mais bem-estar ao seu dia a dia

Mulher vestindo uma camisa branca com detalhes

Escolher uma paleta de cores tranquilas que transmita calma e bem-estar pode fazer toda a diferença no seu humor, mesmo que seja para montar um look para ficar em casa. 

Essas nuances geralmente são claras e frias, perfeitas para não estimular demais o cérebro nem cansar a vista. 

Por isso, as roupas de cores mais claras e neutras são poderosas aliadas para os dias em que você busca mais paz de espírito. 

Neste texto, a gente sugere várias opções de paletas de cores tranquilas em peças cheias de bossa!

Por que usar cores neutras?

No vasto universo das paletas de cores que combinam, os tons neutros se destacam por serem aqueles que não “gritam” por atenção, mas sim complementam e harmonizam o visual. 

Seja para criar um look de uma única cor ou equilibrar uma composição com cores mais vivas, os neutros são aliados indispensáveis no universo fashion, proporcionando composições sofisticadas e cheias de estilo.

Estamos falando de tons clássicos, que por si só carregam uma elegância. Mas os neutros vão  além da paleta de cores tranquilas, incluindo tons que transmitem leveza e calma 

O que ajuda muito na hora de escolher uma paleta de cores que combina é a colorimetria, o estudo científico das cores, que aponta os melhores tons para você destacar sua beleza natural. Com ou sem estudo de colorimetria, você sempre pode apostar nos tons que a fazem se sentir bem.

Além de sua versatilidade na hora de combinar, uma das maiores vantagens da paleta de cores claras é que elas nunca deixam de ser tendência. Confira nossas sugestões!

1. Azul é uma cor que transmite calma e paz

O azul, especialmente em tonalidades mais lavadas, compõe uma paleta de cores claras e transmite suavidade e calma, sempre bem-vindos em momentos relaxantes. 

Por isso, é uma boa para quem lida com insônia ou estresse no dia a dia. Se você tem prazos para cumprir no home office, por exemplo, pode optar por uma blusa na tonalidade para conquistar mais serenidade nos momentos de tensão. 

Além dos benefícios para o bem-estar, o azul-claro também oferece o bônus de ser superfácil de combinar com outras cores (inclusive jeans!), o que torna mais fácil o momento de montar o look — mesmo que você seja a única que vai vê-lo.

Mulheres vestidas com roupas paleta de cores claras

2. Um look verde-claro ajuda na serenidade e equilíbrio

O verde é uma cor mais versátil do que parece. Em um tom claro e suave, é perfeito para proporcionar serenidade, tranquilidade e equilíbrio aos sentimentos. Também remete à natureza, renova a energia e dá mais ânimo. 

Experimente uma peça lisa ou em uma estampa discreta, que não vá distrair você, e combine com outra em tom neutro para sentir a diferença que o verde pode fazer no seu estado de espírito.

3. Aposte no lilás para estimular e concentração e a intuição

Lilás é um dos destaques das paletas de cores claras, porque une feminilidade à personalidade. A cor é associada à concentração, intuição e sabedoria. Ah, reza a lenda que tê-la perto da área de trabalho atrai prosperidade para os projetos. 

A tonalidade é perfeita para incluir no look de ficar em casa. Ela ainda pode proporcionar mais equilíbrio emocional e é muito usada na meditação justamente por isso. 

Seja em uma blusa, no pijama ou até na roupa íntima, um toque de lilás pode ser o que falta para levar mais serenidade à sua rotina.

Mulheres vestidas com roupas paleta de cores claras

4. Roupa branca é uma aposta infalível para quem busca paz

Os looks brancos são famosos por remeterem à paz e à tranquilidade, não à toa são tão populares nas paletas de cores claras para o Réveillon. 

Mesmo após a virada do ano, vestir-se de branco pode ser uma boa pedida, já que se trata de uma cor neutra e transmite tranquilidade e traz um ar de limpeza (motivo que faz o tom ser muito usado na área da saúde). 

Também é uma nuance boa para ajudar a organizar os pensamentos e se manter com foco nas tarefas do trabalho ou de casa. 

Outro ponto positivo é que a cor é superversátil, já que combina com tudo e pode ser usada na camisa para uma reunião por vídeo, na t-shirt lisa para um dia de preguiça ou em uma peça inteira, como macacão ou vestido.

5. Amarelo suave é uma boa cor para trazer harmonia

Se o que você busca é a combinação de tranquilidade com ânimo para enfrentar os dias em casa, o amarelo-claro é uma ótima pedida para os looks do dia. 

Por ser um tom suave e aberto, ele confere luminosidade ao visual, tanto em roupas simples quanto em peças mais arrumadinhas para quem estiver trabalhando. 

O tom pode ser levemente quente, com toque de laranja no fundo, ou mais frio, próximo de um verde-limão. Independentemente da sua escolha, o amarelo será a aposta perfeita para levar a vitalidade dos raios de sol para dentro de casa.

6. Cinza em tons frios ajuda a trazer serenidade a todos os tipos de look

Uma cor versátil e fácil de combinar, o cinza é sempre uma boa pedida para montar looks com paleta de cores neutras. Neutro, o tom deixa mais fácil a escolha das peças ao se arrumar de manhã e é certeza de um resultado bonito. 

O cinza também é uma cor muito elegante e sofisticada e, na versão mais fria e azulada, traz serenidade e equilíbrio para quem terá que ficar em casa por um tempo. Fica a dica para quem trabalha home office!

Dica extra: para balancear esse aspecto básico da cor, acessórios dourados ou prateados caem bem, viu? 

7. Bege, nude e caramelo: cores tan são perfeitas para quem busca um visual sofisticado e equilibrado

Queridinha das celebridades, a paleta de cores neutras, com tons de bege, nude e caramelo, é perfeita para quem busca uma simplicidade mais sofisticada e moderna. Sem ficar chamativo ou sem graça demais. 

Essas cores tranquilas da família tan remetem a tons bronzeados variados, dos mais claros aos escuros. Elas têm feito sucesso em semanas de moda e são muito indicadas para quem gosta de um estilo minimalista e atual. 

Você pode optar por um tom próximo ao da sua pele ou por um que gere um pouco de contraste, seja mais claro ou mais escuro. 

Vale combinar em um look monocromático ou misturado a outras cores — independentemente do que preferir, o resultado será chique e supercharmoso.

LEIA MAIS

Tendência atemporal: conheça os diferentes modelos de sapatilhas

Bolsos por todo lado: como o utilitário dominou até a alfaiataria clássica

O comprimento midi está de volta! Contamos 4 dicas de como vestir a tendência

Versátil e contemporâneo: confira looks com vestido tubinho

Com essa lista de cores tranquilas para apostar nos dias em que busca mais boas energias, confira nossas sugestões de acessórios tendência da primavera-verão 2023/2024 para completar seus looks e arrasar sem sufoco!