Você provavelmente já se deparou com vídeos em que pessoas posicionam tecidos de diferentes cores perto do rosto e “magicamente” mudam a sua aparência, descobrindo tons que valorizam a sua beleza. Ou já conversou com pessoas que dizem “ah, essa cor está na minha paleta”.
A explicação para isso pode ser resumida em duas palavras: colorimetria pessoal.
Com base em alguns conceitos teóricos e experimentações, essa técnica permite descobrir em qual paleta de cores apostar quando for montar seus looks, criar aquelas makes dignas de feed do Instagram ou escolher a sua próxima cor de cabelo. Sim, a colorimetria pessoal tem esse poder!
Então, vem com a gente saber como identificar a sua paleta. E tem bônus: criamos sugestões de looks para cada uma.
O que é colorimetria pessoal
A colorimetria pessoal é uma técnica que mistura conceitos de arte e ciência e consiste em identificar as cores mais adequadas para cada um de nós. Essa análise se baseia, sobretudo, no nosso tom de pele, além do chamado subtom – a cor, intensidade e contraste nos olhos, cabelos e outros fatores.
Em outras palavras, a colorimetria pessoal permite que você entenda qual paleta de cor combina com seu tom de pele e realça a sua beleza.
Quais são as paletas de cores na colorimetria pessoal
A técnica mais popular para classificar as paletas de colorimetria pessoal é, sem dúvida, a das estações e suas subestações. Essas classificações se organizam da seguinte forma:
Imagine que sua pele é como uma tela em branco e que as cores que você usa são pincéis que podem realçar ou suavizar sua beleza natural. Cada pessoa tem características únicas, como a tonalidade da pele, a cor dos olhos e a pigmentação do cabelo.
As estações de coloração pessoal organizam essas características em 12 grupos distintos, chamados de estações, para ajudar você a encontrar as cores que melhor harmonizam com sua aparência natural.
Cada estação é baseada na combinação de três fatores principais:
- Temperatura das cores: as cores são divididas em quentes e frias. Pessoas com tons de pele quentes se destacam melhor com cores quentes, como laranja e amarelo, enquanto aquelas com tons frios ficam melhores com cores frias, como azul e verde.
- Profundidade de contraste: isso se refere ao contraste entre a cor da pele e a cor do cabelo. Quem tem um contraste alto (como pele clara e cabelo escuro) pode se beneficiar de cores mais vibrantes e contrastantes, enquanto quem tem um contraste baixo (como pele e cabelo em tons semelhantes) pode preferir cores mais suaves e harmoniosas.
- Saturação das cores: algumas pessoas ficam melhor com cores mais saturadas e intensas, enquanto outras combinam melhor com cores mais suaves e pastel.
Por que fazer uma análise de coloração pessoal
Se você quer elevar seu estilo e se sentir ainda mais confiante, entender sua coloração pessoal é o primeiro passo. É como encontrar a receita perfeita para realçar sua beleza natural com as cores que mais combinam com você.
Essa análise revela as cores que fazem sua pele brilhar e seus olhos se destacarem. Com essa informação, você pode escolher roupas e maquiagens que não só valorizam suas características únicas, mas também facilitam na hora de montar looks incríveis.
Em vez de seguir tendências que podem não ser ideais para você, descubra quais cores realmente fazem a diferença no seu visual e no seu bem-estar.
Como saber se pele é quente ou fria
Cada estação e subestação tem suas cores bem definidas. Mas como saber em qual nos encaixamos e quais cores funcionam melhor? Siga as 3 dicas a seguir para descobrir!
1. Analise a cor das suas veias
Um primeiro teste bastante eficaz é observar as suas veias na parte interna do pulso – é melhor fazer isto na luz natural do dia.
Se elas tendem mais para o verde, você pertence a uma estação quente (primavera ou outono). Se for para o azul, provavelmente você combina melhor com uma estação fria (verão ou inverno). Caso elas pareçam roxas, é possível que a sua paleta seja neutra (algo entre o quente e o frio).
2. Teste diferentes metais
Outro teste eficaz e imediato é analisar se você combina mais com joias feitas de metais quentes, como ouro e cobre, ou frios, como prata e aço – inclusive, talvez você já saiba a resposta intuitivamente. Cada grupo sugere qual paleta de cores funciona melhor na sua pele.
3. Pegue uma folha de papel branca
Por fim, um método simples que ajuda a descobrir o direcionamento da sua colorimetria pessoal é colocar uma folha de papel branca ao lado do rosto, em frente ao espelho.
Depois, basta avaliar se a pele do rosto, sem maquiagem e com luz natural, fica mais amarelada (indicando tons quentes) ou rosada (tons frios). No teste, o pescoço costuma ser melhor para analisar, já que o rosto tende a ser ligeiramente mais rosado.
Como saber sua paleta de cores
Uma boa maneira de encontrar sua paleta de cores pessoal ideal é testar diferentes cores de roupas e maquiagens. Experimente usar cores perto do seu rosto e veja quais delas fazem sua pele parecer mais radiante e seus olhos mais vivos. Aquelas que você achar mais favorecedoras e que destacam seus traços são as melhores para você.
Considere também a saturação das cores. Se você se sente confiante e confortável com cores intensas e vibrantes, elas podem ser a escolha certa. Por outro lado, se você prefere um visual mais discreto, escolha tons mais suaves e pastéis.
Não hesite em pedir opiniões de amigos ou familiares. Às vezes, uma visão externa pode ajudar a identificar quais cores funcionam melhor para você.
E, vale reforçar que a melhor forma de descobrir sua paleta é experimentar. Teste diferentes combinações e ajuste conforme necessário até encontrar as cores que fazem você se sentir incrível.
Um look para cada paleta de estações
A paleta de cores envolve tons análogos, ou seja, mais próximos e que harmonizam entre si. Por exemplo, azul e verde ou laranja e vermelho. É diferente da técnica de color block, que combina cores contrastantes. Sabendo disso, confira as paletas de cada estação!
Verão
Na paleta de verão, tons pastel azulados, arroxeados e rosas se complementam para um look harmônico. Se curte um look fresquinho e confortável, aposte na combinação de blusa cropped, short saia jeans, tênis e bolsa.
Inverno
O espectro entre azul-marinho, cinza, preto e verde-escuro tem tudo a ver com esta paleta. Nos acessórios, óculos de sol dão um toque descolado.