Pele saudável além do skincare: 5 hábitos para adotar

Mulher vestindo uma camiseta branca com cabelo longo castanho e sem maquigem

Quem já aderiu religiosamente ao skincare deve saber de cor o passo a passo da prática: limpeza, hidratação, proteção… Mas o que fazer quando você não tem aquele estoque de produtos, como nos vídeos de influenciadoras de beleza, e quer deixar a pele saudável e linda? A resposta é bem simples: a sua aparência também é um reflexo do seu estilo de vida.

Se você ficou curiosa para saber quais são os hábitos que fazem a diferença para ficar com aquela pele de milhões, vem com a gente! A seguir, explicamos em detalhes 5 cuidados para inserir na sua rotina além do skincare e por que eles impactam positivamente a sua pele.

5 hábitos diários que fazem a diferença para ter uma pele saudável

Os segredos para manter a sua pele saudável são mais simples do que você pode imaginar. Confira 5 cuidados diários com a pele que fazem a diferença para adotar no seu dia a dia.

1. Beber bastante água

Já bebeu água hoje? Manter-se hidratado não é apenas uma das mais importantes dicas de cuidados com a pele, mas também da saúde física como um todo. Isso porque as células do corpo são compostas principalmente de água, que tem um papel fundamental no equilíbrio fisiológico.

A pele bem hidratada fica radiante e impecável. Portanto, em vez de se jogar naquela xícara de café com açúcar ou nos refrigerantes, tente seguir a recomendação de ingerir de 2 a 4 litros de água por dia.

garrafa térmica rosa, garrafa térmica preta e garrafa de plastico estampada

2. Aplicar protetor solar sempre

Ok, ok, o protetor solar, muitas vezes, faz parte de uma rotina de skincare. No entanto, mesmo se você não usa nenhum produto para a pele, tenha pelo menos um filtro solar para o dia a dia, já que ele protege você contra os efeitos nocivos dos raios solares.

A exposição desprotegida e prolongada a esses raios, conhecidos como ultravioleta (UV), afeta negativamente a saúde da sua pele – não só do rosto, mas do corpo todo. Para você ter ideia, a maioria dos sinais associados ao envelhecimento cutâneo acontece devido a esse fator. 

Portanto, uma das melhores dicas de como ter uma pele saudável é escolher um protetor solar com FPS 30 ou superior e aplicar uma quantidade generosa em toda a pele exposta ao sol 15 minutos antes de sair de casa, reaplicando-o a cada 2 horas.

 3 embalagens de protetor solar

3. Adotar uma alimentação saudável

A saúde cutânea é um reflexo do que acontece dentro do seu corpo. Ou seja, para ter uma pele saudável e deslumbrante você precisa consumir todos os nutrientes necessários

Esses alimentos incluem, principalmente, frutas e vegetais ricos em vitamina C, como laranja, acerola, pimentão e mamão, por sua propriedade antioxidante, que protege a pele dos efeitos nocivos dos radicais livres, além de melhorar a cicatrização e a textura cutânea.

Outros nutrientes que fazem maravilhas pela sua pele incluem as vitaminas A, E e K, selênio, ômega-3, zinco e gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas (gorduras boas). Então, da próxima vez que você criar seu cardápio da semana, certifique-se de incluir porções saudáveis de alimentos que contêm esses nutrientes.

frutas cítricas

4. Gerenciar o estresse

Todo mundo tem dias de inquietude, mas quando isso se torna crônico, alguns objetivos, como ter uma pele saudável, podem se tornar mais difíceis. Isso porque o estresse é uma das principais causas de muitas doenças e também afeta a sua aparência.

Quando você está estressado, o seu corpo entende que a situação é de emergência e ativa grandes quantidades de hormônios estimulantes, como o cortisol e a adrenalina. A ativação prolongada dessas substâncias pode resultar no envelhecimento e no enfraquecimento da pele contra infecções. Uma rotina de bem-estar é essencial para se proteger contra o estresse crônico.

5. Manter o corpo em movimento

O exemplo número um de bom hábito para a saúde talvez seja realizar atividades físicas regularmente. Essa prática deixa a pele saudável e linda, pois ajuda a melhorar a circulação sanguínea

Quando isso acontece, os nutrientes no sangue chegam com mais facilidade às células da pele, o que significa que ela fica bem nutrida. Além disso, o fluxo sanguíneo eficiente ajuda a desintoxicar o organismo, impactando na qualidade da pele. 

A propósito, vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda entre 150 a 300 minutos semanais de atividade física de intensidade moderada – não é bom exagerar nos exercícios para não sobrecarregar o corpo.

Além desses hábitos necessários para manter a pele saudável, alguns truques de skincare podem ser o seu braço direito nos cuidados do dia a dia. Aproveite para conferir esse guia de como praticar skin cycling.