Ser mulher é um ato diário de resiliência. Por isso, no Dia Internacional da Mulher, não poderíamos deixar de celebrar a força feminina. Mas, além disso, precisamos falar sobre a importância de sermos livres à nossa própria maneira, sem a necessidade de nos adequarmos às expectativas dos outros.
Vamos lá, todo mundo sabe que a pressão social pode ser um grande incômodo. Desde muito cedo, nos é imposto um padrão que nem sempre corresponde ao que queremos para nossas vidas. “Quando você vai casar?” “Quando vai ter filhos?” “Precisa emagrecer!” “Aquele emprego é bom, não largue nunca!”. É cansativo só de listar!
Mas, calma, não deixe que essas expectativas alheias definam você. Falar sobre o dia da mulher é lembrar desse recado: você é a única pessoa capaz de decidir o que é melhor para a sua vida. O importante é ter a liberdade de criar a sua própria narrativa. Afinal, você é a protagonista da sua vida, né?
Para conversar mais sobre a liberdade feminina neste Dia da Mulher, convidamos 4 influenciadoras que já se emanciparam das imposições dos outros e decidiram escrever as suas próprias histórias. Confira as mensagens empoderadoras que cada uma delas tem a compartilhar!
Casar e ter filhos? Só se você quiser!
Para Pam Barja, uma das maiores conquistasde sua vida foi abdicar das expectativas de um casamento formal e de ter filhos. Afinal, a responsabilidade afetiva, necessária para encarar esses desafios, é, muitas vezes, esquecida.
Assim como ela, muitas pessoas veem o casamento como uma imposição indesejada, muitas vezes interpretada como “a coisa certa a se fazer”. Sempre se pergunte: “é esse o meu objetivo ou estou apenas cumprindo as expectativas alheias?”
E ter filhos? Aí já é mais uma nuance nessa história. Sempre tem aquele parente ou amigo que acha que a gente precisa ser mãe para ser feliz na vida. Mas isso, é claro, não é uma verdade absoluta. A maternidade é uma escolha pessoal e só deve ser tomada quando você estiver pronta para isso.
Se esse momento nunca chegar, tudo bem também. Não é porque a sociedade espera que você cumpra esse papel que precisa ceder a essa pressão. É preciso ter muita disposição para conciliar essa nova fase com a sua vida profissional, e esse pode não ser o seu desejo.
O corpo perfeito é o corpo que a gente tem
Nannoca e Hadassa Baptista podem até ter narrativas de vida diferentes, mas um ponto em comum as une: os comentários alheios sobre os seus corpos, especialmente quando outras pessoas sugerem que elas precisam mudar para se adequarem às suas expectativas. Felizmente, as duas entendem que se amar é um ato de resistência, e que podem ser felizes exatamente como são.
A verdade é que você não precisa mudar o seu corpo para encontrar a felicidade (que dirá a validação alheia). Cuidar da sua saúde e se amar é a melhor forma de cuidado pessoal. Com todas as suas curvas e imperfeições, você pode conquistar o mundo. Quem é que precisa de pressão estética, né?
Livre para ser o que você quiser, quando quiser
Bruna Lombardi compartilha que o autoconhecimento foi essencial para descobrir o seu potencial para ser quem queria, e não permitir ser “colocada em caixinhas” é um passo importante para se emancipar. E, é claro, você pode estar em constante mudança, explorando novas possibilidades a cada dia.
Há quem pense, por exemplo, que a gente deve ficar no mesmo emprego para sempre, porque “é tarde demais para recomeçar”. Se a gente não está feliz no trabalho, será que vale mesmo a pena continuar lá?
A vida é curta demais para ficar presa em um projeto que não faz você se sentir realizada. Se trocar de empresa ou até mesmo de carreira é o seu objetivo, vai nessa! Otimize o seu tempo tomando o primeiro passo agora mesmo.
A expectativa é sua. A liberdade é nossa.
Neste Dia da Mulher Renner, a mensagem que fica é: não se preocupe com as expectativas dos outros, siga o seu coração e não tenha medo de ser a protagonista da sua própria história. Não existe uma única forma de encarar a vida, então você não precisa seguir o que a sociedade espera de você.
O importante é ter coragem para ser quem é e fazer as escolhas certas para a sua felicidade. E, se ainda tem dúvida disso, saiba que você é capaz de conquistar tudo o que quiser. Lute pelos seus sonhos, acredite em si e siga em frente, sem medo de ser feliz.
Não é fácil ser firme todos os dias, mas, se nos unirmos, apoiarmos umas às outras e mostrarmos ao mundo do que somos capazes, todas avançamos juntas. Merecemos tudo de bom que a vida tem para oferecer.
Que possamos sempre nos amar, nos apoiar e crescer juntas, não só no Dia Internacional das Mulheres, mas no ano todo. Confira, na íntegra, o vídeo completo que preparamos para esta data.