Cor no outono: como o digital lavender vai te conquistar

Preciso confessar que havia esquecido completamente que a digital lavender, esse mix de roxo e lavanda, havia sido anunciado a cor do ano de 2023 pelos grandes hubs analistas de tendências de moda e comportamento do mundo. Aí, assim, como quem não quer nada, andando pelos corredores da Renner, decidi dar um duplo twist carpado do conteúdo e mudar do nada a minha pauta da coluna do mês. Eu precisava fazer algo com toda aquela gama de roxos, lilases, lavandas e roxo acinzentados que encontrei na coleção de outono inverno

O digital lavender

Só depois de montar os looks e começar a pensar mesmo neste texto, pesquisa na internet vai, pesquisa vem, me atentei à coisa da cor do ano de nome legal, digital lavender, e, nossa, fez todo sentido. Há uma explicação meio básica para minha escolha: consumindo conteúdo de moda nas redes, nos sites, nas lojas, fui bombardeada pelo conceito do roxinho desde o início do ano – mesmo sem ligar muito, ele acabou ficando aqui, gravado no meu inconsciente, nas minhas referências, migrando para o campo do desejo na primeira oportunidade.

Moda parece simples, mas diz tanto sobre nós enquanto reflexo de um tempo, que uma cor não é apenas uma cor. Ela carrega em si ideias que dialogam com quem somos enquanto sociedade neste momento. O digital lavender, por exemplo, remete à calma, à serenidade, à busca pelo bem-estar que se instaurou no mundo atualmente.

Segundo especialistas em tendências, ela representa o otimismo cauteloso que almejamos, uma saída imaginativa e criativa para esse período de policrise. Também fala de esperança, equilíbrio e carrega um quê de surrealismo, quase um portal para outras realidades. Escapismo comedido – nada mais oportuno para este 2023.

Por que ser básica se você pode ousar?

Tá, a frase em inglês: “why be basic when you can be bold?”  – por que ser básico quando se pode ser ousado, na tradução literal –  tem mais impacto, mas fato é que ela traduz muito do que acredito, para mim, em termos de moda. Se no outono inverno os tons neutros dominam, por que não trazer o toque de cor que o mundo precisa? Eu amo essa ideia e montei na Renner lookinhos bem meia estação, pensados em camadas, tom sob tom. Note que todas as peças de todas as fotos combinam entre si, não só em termos de cores, mas também de composição.

Versatilidade máxima

O suéter lavanda parece difícil de combinar, mas é facílimo – curti usá-lo assim, como vestido, com a saia roxa como base. Mas ele também fica lindo com a calça pantacourt lilás, ou usado por baixo do conjunto de saia e camisa oversized.

Ah, sim, a camisa do conjunto também fica perfeita com a calça, e muda de cara se colocada fechadinha pra dentro da saia com o suéter em cima. Enfim, várias possibilidades, facilitadas pelo match de cores. O sapatinho branco, bem vintagezinho, completa o mood e se transforma quando usado com meia branca (daquelas de treino mesmo). Bem preppy, sabe (outra tendência da temporada!)?

Otimismo, escapismo, toque de cor, versatilidade. E depois dizem por aí que moda é só roupa… Espero que se sintam abraçados por essa ideia, por essa cor, por esse texto e se joguem também no lavanda para iluminar ainda mais os dias ensolarados de outono.